Vestibular de meio de ano oferece
Física Médica, curso novo do IB-Botucatu
Por Tatiana Kazue Silva

Fachada do IB-BotucatuFísica Médica é um ramo da física que se tornou multidisciplinar, pois trabalha com conceitos e técnicas básicas e específicas de física, biologia e medicina, podendo atuar por meio de modelos, agentes e métodos físicos na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. Aplica os fundamentos físicos de múltiplas técnicas terapêuticas, proporcionando bases e compreensão de modernas tecnologias médicas e estabelecendo critérios de utilização dos agentes físicos na área de saúde.

A disciplina, conjuntamente com outras profissões, é responsável pela elaboração de bases necessárias de medida das variáveis biomédicas, desde calibração de equipamentos e medições de controle de proteção radiológica até controle de qualidade nos equipamentos físicos empregados na área da saúde. A Física médica foi criada a partir da utilização de raios-X e radioatividade na terapêutica e diagnose médica.

No Brasil, esta área foi melhor estruturada com a criação em 1969 da Associação Brasileira de Física Médica (ABFM). A Física Médica atualmente é desenvolvida principalmente nas áreas de radiologia diagnóstica e intervencionista, medicina nuclear, radioterapia, radiocirurgia, proteção radiológica, metrologia das radiações, biomagnetismo, radiobiologia, processamento de sinais e imagens biomédicas, clínica e epidemiológica.

Laboratório do IB-BotucatuOs profissionais da área são indispensáveis no desenvolvimento, controle e melhoria de qualidade e emprego de tecnologias de ponta, como aceleradores lineares, sistemas de bracterapia de altas doses, tomógrafos gama, tomógrafos de raios-X, tomógrafos de ressonância magnética nuclear e laser, entre outros, sempre no intuito de garantia dos serviços de saúde prestados a comunidade.

É por essas e outras razões que o Instituto de Biociências da Unesp (IB), campus de Botucatu, lançou o curso de graduação bacharelado em Física Médica, utilizando toda estrutura já existente na área biológica, médica e exata. Este é um curso planejado que integra o IB e a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB). No instituto, envolve, além do Departamento de Física e Biofísica, vários outros (Fisiologia, Farmacologia, Morfologia, Anatomia, Química, Matemática e Educação). Na FMB, envolve áreas de diagnóstico por imagem, medicina nuclear e radioterapia, entre outras.

A estrutura do curso obedece as diretrizes curriculares do MEC para Bacharel em Física. Além das disciplinas de bacharelado em física, tais como eletromagnetismo, física quântica e física moderna experimental, o curso contempla disciplinas como física do radiodiagnóstico, física das radiações, instrumentação biomédica, laboratório de medicina nuclear, radioterapia e radiodiagnóstico, anatomia, biologia celular, fisiologia, química instrumental, bioquímica, processamento de sinais e imagem médica etc.

O curso oferecerá 40 vagas no período integral, com duração média de quatro anos. O vestibular será realizado pela Fundação Vunesp.

Mais informações - www.ibb.unesp.br


Leia também
IB-Rio Claro promove II Ciclo de Palestras
Cursinho pré-vestibular do câmpus de Araraquara beneficia alunos de Gavião Peixoto
FO-São José dos Campos elege nova diretoria
FAAC-Bauru promove 3º Encontro de Comunicação
IQ-Araraquara moderniza laboratórios com novos equipamentos
Do palco às chanchadas - Semana de Estudos Teatrais da FCL-Araraquara revê o Teatro de Revista brasileiro
Ibilce-São José do Rio Preto receberá XXVI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional
FCL-Assis expõe trabalhos de extensão
Exposição no IA-São Paulo revela temática urbana paulistana
FCA-Botucatu celebra 38º aniversário
FCL-Araraquara prepara VI Feira de Profissões
FE-Ilha Solteira participa da IX Competição SAE Petrobrás de mini-bajas
Vestibular de meio de ano oferece Física Médica, curso novo do IB-Botucatu
Parceria IQ-Araraquara/UFRN favorece pesquisas sobre biomateriais
Personalidade: Andreza Maria Martins
Perspectiva além da engenharia - projeto de extensão da FE-Bauru leva arte e cultura para o campus
Alunos do IQ-Araraquara têm presença significativa no Conselho Nacional de Química
Professoras da Unesp e PUC-SP lançam o livro Recortes Machadianos
FCA-Botucatu participa da Semana Municipal do Meio Ambiente
FFC-Marília organiza V Simpósio em Filosofia e Ciência - Trabalho e Conhecimento
Proex apresenta projetos de extensão na FCF-Araraquara
IB-Rio Claro realiza workshop sobre alcoolismo