Proex realiza campanha de vacinação na FE-Ilha Solteira
Por Renato Sartório Ramos

Vacinação na FE-Ilha SolteiraA Unesp, por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex), realizou, no mês passado, a Campanha de Vacinação em professores, funcionários e alunos de toda a Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, uma iniciativa que está ocorrendo em todas as unidades da UNESP.

Para viabilizar este programa, a Unesp e a Secretaria de Estado da Saúde fizeram uma parceria, em que a secretaria cedeu cerca de 50 mil doses de vacinas com as respectivas seringas e à Unesp cabe desenvolver os aspectos operacionais e logísticos.

Para tanto, inicialmente foi criado um Banco de Dados para cadastramento on-line de todos os receptores das diferentes vacinas As equipes, na forma de mutirão, estão sendo coordenadas pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Faculdade de Medicina de Botucatu, sob a responsabilidade da Enfermeira Edna Maria Carvalho, com a colaboração da professora Ilda de Godoy, dos médicos residentes e de alunos do curso de graduação em enfermagem. Estas equipes estão percorrendo todos os Campi da UNESP.

Este programa teve a sua institucionalização em 2002 e objetiva oferecer a toda a comunidade universitária (alunos, docentes e servidores técnico-administrativos), esquema de imunização contra o tétano e difteria (dupla adulto), caxumba, rubéola, sarampo (tríplice viral), hepatite B, febre amarela e raiva.

Algumas das vacinas a serem utilizadas objetivam atualizar o esquema vacinal de determinadas doenças que não se encontravam atualizados. Com relação ao tipo de vacina empregada, deve ser salientado que a equipe faz uma triagem prévia e indica a vacina de acordo com o risco do profissional.

Assim, todos os veterinários e servidores que manipulam possíveis animais raivosos devem ser vacinados e avaliados com relação à titulação dos anticorpos contra a raiva. Além disso, devem receber a vacina antitetânica ou a vacina dupla do tipo adulto. Todos os jovens do sexo feminino, em idade de procriação, devem receber a vacina contra rubéola associada ao sarampo e a caxumba. Todos os indivíduos que manipulam sangue humano devem receber a vacina contra a hepatite B. Os indivíduos que não receberam a vacina antitetânica e antidiftérica ou que estejam com o calendário em atraso devem-se vacinar. A vacina da gripe é indicada para todos as pessoas.


Leia também:
Proex promove campanha de prevenção ao câncer de pele na FE-Ilha Solteira
Proex realiza campanha de vacinação na FE-Ilha Solteira
FO-Araraquara moderniza clínicas de atendimento
Ibilce-São José do Rio Preto elege nova diretoria
FMVZ-Botucatu é pioneira no emprego de citologia aspirativa por agulha fina
Um novo olhar sobre os adolescentes
FCT-Presidente Prudente promove exposição "Índio: Exemplo de Harmonia na Sociedade e na Natureza"
FCT-Presidente Prudente mantém Programa de Monitoramento de Alunos da Escola Estadual
FC-Bauru promove simpósio sobre formação em psicologia
IB-Rio Claro promove Ciclo Wilhelm Reich
Nilmário Miranda, secretário nacional dos direitos humanos, debate prostituição infantil na FCL-Araraquara
Centro de Psicologia Aplicada da FC-Bauru e Conselho Regional de Psicologia promovem Café Cultural
Seminário da FCL-Araraquara discute globalização e economia solidária
FCA-Botucatu completa 38º aniversário
FCT-Presidente Prudente comemora 44 anos
Campus de São Vicente lança manual acadêmico
FCA-Botucatu pesquisa novos usos para o Pinus taeda
FCA-Botucatu promove II Festa da Mandioca e I Workshop sobre Tecnologias em Tuberosas Tropicais
Campus de Bauru recebe a mostra "Proclamação das Repúblicas"