Seminário da FCL-Araraquara discute
globalização e economia solidária
Por Abner Massarioli

Lago da FCL-AraraquaraA quinta edição do Seminário do Grupo de Pesquisa em História Econômica e Social Contemporânea (GPHEC), realizado entre no mês de abril, na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (FCL), campus de Araraquara, reuniu diferentes experiências na discussão sobre o tema "Globalização e a Economia Solidária". O início do evento foi marcado por uma reflexão sobre a experiência da Cooperativa Mondragón, sediada na Espanha, e contou com a participação do economista e representante da instituição para a América Latina, Ibrahin Elias.

O seminário ainda teve a presença do gerente de projetos da ITCP (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares) da Unicamp, Antônio Cruz, e do representante da ITCP da Ufscar, I. Shimbo.

Foram debatidas as experiências da Associação Acácia dos Triadores de Materiais Recicláveis de Araraquara, com a presença da coordenadora da cooperativa, Helena Francisco da Silva, e de trabalhadores. Os projetos da Unitrabalho foram apresentados pelo professor J. C. Mazzeu, do Departamento de Didática da FCL. A mesa foi orientada pela coordenadora do Orçamento Participativo da Prefeitura Municipal de Araraquara, Juliana Picoli Agatte, e contou com a participação da professora Marilda Silva como debatedora.

O evento também gerou reflexões sobre o tema "Trabalho e Cidadania no Século XXI", que teve como conferencista o professor Giuseppe Cocco, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenado pelo professor Adilson Marques Gennari, o tema teve como debatedores os professores Felipe Luiz Gomes e Silva e Leila Stein.

Outra grande contribuição do seminário foi o tema "ONGs e Inclusão Social". Pela primeira vez em um seminário sobre história econômica e social contemporânea houve a participação de ONGs que trabalham a inclusão de jovens portadores de deficiências. O ineditismo foi motivo de elogios por parte dos participantes. A conferencista Madalena Ferreira relatou a experiência da Associação dos Pais e Amigos da Criança com Distúrbios Neuromotor e a professora da FCL e membro da Associação dos Surdos Mudos, Lucy Manzolli, foi uma das debatedoras.

O seminário ainda contou com a participação de jovens pesquisadores do GPHEC, de trabalhadores do Assentamento Rural Monte Belo, professores e estudantes da Ufscar e outras instituições.


Leia também:
Proex promove campanha de prevenção ao câncer de pele na FE-Ilha Solteira
Proex realiza campanha de vacinação na FE-Ilha Solteira
FO-Araraquara moderniza clínicas de atendimento
Ibilce-São José do Rio Preto elege nova diretoria
FMVZ-Botucatu é pioneira no emprego de citologia aspirativa por agulha fina
Um novo olhar sobre os adolescentes
FCT-Presidente Prudente promove exposição "Índio: Exemplo de Harmonia na Sociedade e na Natureza"
FCT-Presidente Prudente mantém Programa de Monitoramento de Alunos da Escola Estadual
FC-Bauru promove simpósio sobre formação em psicologia
IB-Rio Claro promove Ciclo Wilhelm Reich
Nilmário Miranda, secretário nacional dos direitos humanos, debate prostituição infantil na FCL-Araraquara
Centro de Psicologia Aplicada da FC-Bauru e Conselho Regional de Psicologia promovem Café Cultural
Seminário da FCL-Araraquara discute globalização e economia solidária
FCA-Botucatu completa 38º aniversário
FCT-Presidente Prudente comemora 44 anos
Campus de São Vicente lança manual acadêmico
FCA-Botucatu pesquisa novos usos para o Pinus taeda
FCA-Botucatu promove II Festa da Mandioca e I Workshop sobre Tecnologias em Tuberosas Tropicais
Campus de Bauru recebe a mostra "Proclamação das Repúblicas"