Programas da PROEX - Universidade Saudável -UniSau-

O Programa Universidade Saudável teve início em decorrência da necessidade de se dar QUALIDADE DE VIDA ao ser humano. Assim, desde 1997 o Projeto Viver Bem interage no meio acadêmico ensinando como se usar moderadamente o álcool e como se combater o uso de drogas. Recentemente a PROEX em parceria com o Gabinete do Reitor, com a Faculdade de Medicina de Botucatu e com a Secretaria Estadual da Saúde estabeleceram metas de profilaxia das doenças preveníveis, por meio de vacinas, para todos os docentes, alunos e servidores da UNESP. Agregado a estes projetos deram início também o Projeto de Profilaxia de Câncer de pele, de boca, de próstata e mais recentemente do Diagnóstico precoce do diabetes mellitus, das dislipidemias e da hipertensão arterial. Estes últimos projetos tiveram a participação ativa da Faculdade de Medicina de Botucatu e das Faculdades de Odontologia de Araçatuba e Araraquara.

1) Projeto Viver Bem

A partir de 1997 o Conselho de Vice-Diretores da UNESP (CONVIDUNESP) em parceria com a Disciplina de Psiquiatria do Departamento de Neurologia e Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Botucatu, e sob a responsabilidade da Profa. Dra. Florence Kerr Corrêa, instituiram o Projeto Viver Bem. Este projeto tem por objetivos ensinar a usar moderadamente o álcool e combater o uso drogas por alunos da UNESP.

Inicialmente realizou-se levantamento do problema na Universidade, a partir da utilização de questionário que abordava o uso de álcool, drogas e condições de saúde dos alunos da graduação. Uma vez diagnosticado como problema, decidiu-se pela elaboração de um programa de prevenção que contou de quatro etapas:

A. Treinamento de pessoal e equipes, para atuação em cada Unidade.
B. Realização de programa específico de prevenção do uso do álcool, nas Unidades, para calouros que fazem uso excessivo, utilizando-se recursos de projeto de pesquisa subvencionado pela FAPESP, que incluía uma bolsa de iniciação científica e duas de capacitação técnica.
C. Campanha de prevenção e programas educativos, com a realização do "Dia de alerta sobre o uso de álcool".
D. Implantação de um centro de referência na Universidade para abrir a possibilidade de intervenção hospitalar.

Dando continuidade às ações e levando-se em consideração as necessidades de capacitação de maior número de pessoas que atendem àqueles com problemas com o uso excessivo de álcool ou seus dependentes, estão sendo ministrados cursos nas Unidades, para diagnóstico e tratamento de alcoolismo, para público alvo centrado em médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais da saúde.

Realizou-se em 2002 o XXII Seminário Nacional Anti-droga nas Escolas Superiores em parceria com SENAD/CIEE/LEE/GREA-USP/UNESP, com o tema Estratégias de ação para a prevenção do uso de drogas, realizados no dia 1º de outubro, no Anfiteatro do Instituto de Biociências de Botucatu. O objetivo foi dar continuidade e apresentar às escolas superiores uma visão abrangente e todos os aspectos relacionados ao uso de drogas no ambiente universitário.

Realizou-se ainda o Dia de Alerta sobre o Uso Excessivo de Álcool, em parceria com a USP-UNICAMP, SENAD, CIEE - FZ - GREA, com apoio do CONVIDUNESP, Fundação VUNESP, PROEX e Laboratório Cristália. Esta foi a terceira edição do evento, realizado no dia 23 de outubro, com o objetivo principal de conscientizar o maior número possível de pessoas sobre a complexidade da questão relativa ao uso abusivo do álcool.

No Campus de Araraquara, ressalta-se ainda a realização da I Gincana Viver Bem, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade universitária e da comunidade araraquarense. Dentro do Projeto "Viver Bem", coordenado pela Profa. Dra. Mirian Aparecida Onofre, que salienta que num primeiro momento a intenção é de apoiar e fortalecer atividades culturais, esportivas, de lazer, de eventos já existentes na universidade. Espera-se estimular a criação de novas atividades e reativar eventos que contribuam para melhorar a qualidade de vida da comunidade universitária, para que assim posteriormente os estudantes das Unidades do Campus de Araraquara possam se integrar mais facilmente.

O projeto "Viver Bem" e conseqüentemente a "I Gincana Viver Bem" são uma parceria entre o DAFOA e os professores que representam o projeto na UNESP em Araraquara, juntamente com o apoio da Diretoria da Faculdade de Odontologia de Araraquara e da PROEX. Nesta primeira gincana, os alunos realizaram provas de arrecadação, conhecimento, caça ao tesouro e provas no Centro ce Vivência Sampaio Vidal. Durante todo o momento as equipes estiveram divididas entre as classes da Faculdade, sempre separadas por ano, e percorreram vários lugares durante o dia, entre eles o Parque Infantil, a Praça Pedro de Toledo, a Biblioteca Municipal, o Fórum, o SESC, o Hipermercado Extra e a Prefeitura Municipal.

Além desses projetos, a professora comenta que espera estar reativando as "Horas Felizes" que constitui na apresentação musical durante uma vez por semana nas diferentes unidades locais da UNESP. Pretende-se também reativar a Sessão Zoom, que trata-se de uma sala especial de cinema com apresentações semanais nos cinemas da cidade e com preço especial.

Público alvo

Médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogas, terapeutas ocupacionais e outros profissionais de saúde.

Objetivos

* Compreender a extensão dos problemas com álcool e por que você deveria se envolver
* Desenvolver habilidades para identificar, avaliar e fazer uma terapia breve
* Reconhecer o impacto positivo dessas intervenções com o paciente

Conteúdo programático

Alcoolismo: conceito e diagnóstico precoce
Abordagem e tratamento do uso nocivo de álcool com intervenção breve
Há ainda discussão de casos e Role playing em grupos.

Material de apoio

É distribuído material de apoio com caderno de slides, panfleto para uso com o paciente, e caderno com principais dúvidas e questões sobre o assunto.

Responsáveis

Profa. Dra. Florence Kerr-Corrêa;
Dra. Edy Nakamoto
Assistentes sociais Maria Odete Simão e Maria Eunice Carreiro Lima

Como agendar este curso

Os interessados podem contatar a assistente social Maria Odete Simão - tel. (14) 6802-6260 para agendamento de um curso em sua cidade, se for o caso. Os cursos estão sendo realizados com apoio da: prefeitura, Associação Paulista de Medicina e/ou DIR locais, além das UNAMOS de cada câmpus.

2) Profilaxia e diagnóstico precoce de câncer

Integrando a este Programa está o Projeto Campanha de Prevenção de Câncer Bucal da Faculdade de Odontologia de Araraquara, coordenado pela Profa. Dra. Cláudia Maria Navarro, com a colaboração das professoras Maria Regina Sparto, Mirian Aparecida Onofre e Elaine Massucato, da servidora Maria dos Santos Meira e de um bolsista de Extensão Universitária. Os objetivos foram os de aumentar os índices de diagnóstico precoce do câncer bucal e de lesões potencialmente malignas (LPMs) tornando menos dispendioso o tratamento por meio de: identificação de lesões bucais iniciais; educação da população sobre a saúde bucal e sobre a importância do diagnóstico precoce das LPMs e/ou câncer bucal; esclarecimento da população sobre a importância do auto-exame; orientação sobre condutas de tratamento das doenças presentes.

A proposta desta atividade é de beneficiar a comunidade e introduzir a filosofia preventiva na formação dos alunos do curso de graduação e dos estagiários. A campanha é realizada com a participação ativa dos alunos como dos estagiários e bolsistas (FUNDAP, CNPq, PROEX) da disciplina de Diagnóstico Bucal da Faculdade de Odontologia de Araraquara. Além da articulação dos seus objetivos entre a extensão universitária, o ensino e a pesquisa, a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal é uma atividade que vem de encontro aos objetivos da PROEX, no sentido de contribuir para o fortalecimento da extensão universitária na UNESP.

Como resultado das campanhas de 1999 a 2001, foram encaminhados 2.368 pacientes, que predominantemente são brancos (83,79%), com proporção semelhante quanto ao sexo e predominantemente situados na faixa etária entre 40 e 70 anos. Como dado importante salienta-se que a campanha possibilitou diagnosticar lesões bucais que requeriam tratamento ou acompanhamento clínico em 54% dos casos examinados. Dado alarmante é que 19% deles tratavam-se de lesões potencialmente malignas.

A prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de boca, de pele e de próstata serão extendidos a todos os alunos, docentes e servidores da UNESP a partir de 2003. Para tanto, equipes dos Departamentos de Dermatologia, Urologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina de Botucatu juntamente com profissionais das Faculdades de Odontologia de Araçatuba e de Araraquara deslocar-se-ão pelos diferentes Campus da UNESP examinando e orientando a prevenção desta importante doença.

3) Profilaxia de doenças transmissíveis

Para viabilizar este Projeto a UNESP e a Secretaria de Estado da Saúde fizeram uma parceria onde a última instituição cedeu cerca de 50 mil doses de vacinas com as respectivas seringas e à UNESP caberá desenvolver os aspectos operacionais e logísticos.

Para tanto, inicialmente foi criado um Banco de Dados para cadastramento on-line de todos os receptores das diferentes vacinas As equipes, na forma de mutirão, estão sendo coordenadas pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Faculdade de Medicina de Botucatu, sob a responsabilidade da Enfermeira Edna Maria Carvalho, com a colaboração da professora Ilda de Godoy, dos médicos residentes e de alunos do curso de graduação em enfermagem. Estas equipes estão percorrendo todos os Campus da UNESP.

Este Projeto teve a sua institucionalização em 2002 e objetivou oferecer a toda a comunidade universitária (alunos, docentes e servidores técnico-administrativos), esquema de imunização contra o tétano e difteria (dupla adulto), caxumba, rubéola, sarampo (tríplice viral), hepatite B, febre amarela, gripe e raiva. Algumas das vacinas utilizadas objetivou atualizar o esquema vacinal de determinadas doenças que não se encontravam atualizados.

Em 2002 foram visitados São Vicente, São José do Rio Preto, Marília e Franca. Foram aplicadas 1810 vacinas entre alunos, docentes e servidores.

Com relação ao tipo de vacina empregada, deve ser salientado que a equipe faz uma triagem prévia e indica a vacina de acordo com o risco do profissional. Assim, todos os veterinários e servidores que manipulam possíveis animais raivosos devem ser vacinados e avaliados com relação à titulação dos anticorpos contra a raiva. Além disso, devem receber a vacina anti-tetânica ou a vacina dupla do tipo adulto. Todos os jovens do sexo feminino, em idade de procriação, devem receber a vacina contra rubéola associada ao sarampo e a caxumba. Todos os indivíduos que manipulam sangue humano devem receber a vacina contra a hepatite B. Os indivíduos que não receberam a vacina anti-tetânica e anti-diftérica ou que estejam com o calendário em atraso devem-se vacinar. A vacina da gripe é indicada para todos as pessoas.

Até o presente momento, foram vacinados 5.054 pessoas, e foram distribuídas 12.771 doses.

Câmpus
Vacinados
Araraquara
1303
Botucatu
988
Franca
642
Marília
470
Ilha Solteira
1096
São Vicente
49
São José do Rio Preto
650
Rio Claro
761
São José dos Campos
398
Total de vacinados
6.357

 

A próxima fase da vacinação será no campus de Jaboticabal, no período entre 23 a 26 de setembro de 2003.

Contato: Ubirajara Ferreira da Silva - tel. (11) 252-0381

Resumo - UniSau-PROEX
Projetos
Atividades
  1. Profilaxia de doenças infecciosas;
  2. Prevenção do câncer bucal;
  3. Prevenção do câncer de pele;
  4. Projeto Viver Bem.
  • Campanhas educativas;
  • Diagnóstico precoce;
  • Prevenção de doenças;
  • Qualidade de vida.
Programa de Prevenção do Câncer Bucal
Programa de profilaxia de doenças infecciosas
Programa Viver Bem (PROEX)
Programa Viver Bem - página oficial