Palestra-concerto do IA-São Paulo
aborda música vocal do Renascimento
Por Carolina Bonfim

Fachada do IA-São PauloO PET Música do Instituto de Artes da Unesp (IA), campus de São Paulo, promoveu, no mês de junho, a palestra-concerto "A Interpretação da Música Vocal do Renascimento", com Sergio Cominatto, tendo a participação do Collegium Vocale de São Paulo.

Sérgio Cominatto foi aluno de Michel Philippot (Harmonia, Contraponto e Fuga) e Eleazar de Carvalho (Regência). É professor de Harmonia, Contraponto e Fuga na Faculdade de Música Carlos Gomes, em São Paulo, e desenvolve um intenso trabalho ministrando aulas particulares de diversas disciplinas, tais como Rítmica, Percepção Musical, Solfejo, Apreciação Musical, Contraponto e Fuga, Harmonia Estrutural e Funcional, História e Evolução da Linguagem Musical, Análise e Interpretação.

Vários de seus alunos, ou ex-alunos, são hoje nomes de destaque no cenário musical nacional e internacional. Há muitos anos, dedica-se ao estudo das técnicas de composição do Renascimento, tendo se especializado na gramática musical do compositor italiano Giovanni Pierluigi da Palestrina (1525-1594).

Os tópicos abordados no evento foram afinação; entoação justa versus temperamento; o uso do vibrato; ornamentação; o escrito e o não escrito na música do passado; as edições modernas de música "antiga"; a preparação das partituras; transposições e escrita original; a abordagem pelo texto; prosódia e retórica; pronúncia restaurada; o impacto do CD; a tecnologia a serviço da performance.