PROEX - Um Ano de Realizações - Introdução

Conhecer, aprender, discutir, ouvir, sentir e sobretudo conquistar - estes foram os principais desafios do ano de 2001. Quando aqui chegamos necessitávamos "conquistar a confiança" dos servidores da Reitoria e principalmente dos nossos professores colaboradores.

Tudo isto porque "mudança gera muita insegurança". Foi assim, após muito diálogo com os funcionários da PROEX e depois com os professores coordenadores e colaboradores dos diferentes projetos em andamento que conseguimos fazer um diagnóstico inicial da Extensão Universitária na UNESP. Como todos sabem "confiança não se impõe mas se conquista".

Dentro desta filosofia conseguimos iniciar a elaboração de um plano de gestão compromissado pelos nossos servidores, passível de realização e compatível com o tamanho da nossa Universidade. Assim, iniciamos três novos programas mas principalmente demos continuidade aos já existentes.

Nessa linha institucionalizamos o Núcleo UNESP-UNATI, demos início ao PEJA e ao AcquaUnesp, fortalecemos o NUPE, o Programa de Atividades Artísticas e Culturais e o Programa de Integração Social e Comunitária com ênfase especial no Comunidade Solidária. Além disso, apoiamos o Programa de Apoio ao Estudante iniciando a captação de novas bolsas de estudo lançando o Programa Adote um Aluno da UNESP.

Iniciamos ainda três novos programas a saber: Programa UNESP de Apoio não Institucional ao Estudante, Programa UNESP de Campus Avançados e Programa UNESP de Educação Aberta, Continuada e a Distância. Este último programa tratava-se até certo ponto de uma mudança total de paradigma e para tanto foi necessário iniciarmos o treinamento de tutores de todos os Campi da UNESP.

Além disso, promovemos o aumento da visibilidade e da velocidade das informações pela abertura de uma linha direta de E-mail com o Pró-Reitor, pela elaboração definitiva da página da PROEX e por fim pelo início das atividades do Informativo PROEX. Iniciamos também o diagnóstico do tamanho da extensão na UNESP pela elaboração de um Banco de Dados que se encontra disponível agora para toda comunidade científica mundial.

Para encerrar o ano vale ressaltar a participação direta da PROEX na organização das comemorações dos 25 anos da UNESP - Jubileu de Prata, evento que mobilizou toda a Universidade. Com apoio de recursos extra-orçamentários foi possível presentear todos os professores e servidores da UNESP com um pin institucional comemorativo ao evento. A distribuição destes, de maneira personalizada, exigiu muita dedicação e arrojo da equipe da PROEX.

Foi um trabalho árduo, embora gratificante. Neste final de 2001 pudemos dimensionar, ainda que de maneira parcial, o tamanho da Extensão Universitária na UNESP. O nosso Banco de Dados já dispõe de 726 atividades de extensão, que pode ser preenchido, alterado ou atualizado de maneira online. Este relatório, ainda que parcial, mostra de maneira sucinta as diversas atividades em continuidade e iniciadas em 2001.


Índice
Introdução
Plano de Gestão 2001-2004
Programa UNESP de Apoio Institucional ao Estudante - PAE-
Programa UNESP de Apoio Não Institucional ao Estudante - PNI
Programa UNESP de Atividades Artísticas e Culturais - PAC
Programa UNESP de Câmpus Avançados - PCA-
Programa UNESP de Cooperação Científica e Tecnológica - PCCT-
Programa UNESP de Educação Aberta, Continuada e a Distância - PEACD
Programa UNESP de Integração Social Comunitária - PISC
Programa UNESP de Orientação e Informação Profissional - PIP
Considerações Finais e Perspectivas Futuras
Equipe da Pró-Reitoria de Extensão Universitária - PROEX