Considerações Finais e Perspectivas Futuras

A Pró-Reitoria de Extensão Universitária é a Pró-Reitoria mais complexa da UNESP, haja vista que tudo que não é ensino, pesquisa ou gestão trata-se de Extensão Universitária. Se por um lado esta prerrogativa gera uma perspectiva muita ampla de ações, por outro lado o gerenciamento torna-se extremamente complexo e dificultoso.

Além disso, infelizmente a extensão universitária não dispõe de agências financiadoras nem gerenciadoras das ações extensionistas. Assim, concluimos que todo programa que for proposto no âmbito da extensão universitária, necessitará ser construído desde o seu início. Isto dificulta sobremaneira a implantação de novos programas e projetos.

Apesar deste contexto amplo e complexo mesmo assim foi possível em 2001 fazer um diagnóstico, ainda que parcial, da nossa situação e desencadear ações que encontram-se descritas sumariamente neste relatório.

Para 2002 temos já elencados, além da continuidade e ampliação de vários programas, a implantação de outros.

No âmbito da visibilidade e velocidade das informações, com otimização de recursos financeiros, teremos disponível uma nova página da PROEX na Internet num formato próximo de Portal; o Banco de Dados com possibilidade de preenchimento das planilhas e atualização online; o informativo eletrônico da PROEX aprimorado e a linha direta com o Pró-Reitor mantida.

Desencadearemos ainda a montagem da rede informativa para o Portal Universia - uma parceria UNESP - BANESPA - utilizando para tanto alunos bolsistas, inseridos no programa e totalmente financiados pelo projeto. Teremos assim, diariamente e sob a orientaçao e coordenação dos Vice-Diretores de cada Unidade Universitária, informações no Portal de forma atualizada.

Pretendemos com isso anunciarmos as defesas de tese, reuniões, congressos, encontros, feiras, etc. Isto aumentará sobremaneira a visibilidade de todas as Unidades da nossa Universidade.

Ainda para 2002 daremos início à confecção do Banco de dados da Rede UNESP de Serviços. Esta deverá cadastrar os possíveis serviços a serem oferecidos pelos nossos docentes, bem como abrir a possibilidade de parcerias entre a Universidade e as Empresas interessadas, com a importante interveniência da FUNDUNESP.

Este Banco de dados fará parte do Programa UNESP de Cooperação Científica e Tecnológica e ficará disponível nas páginas da Internet. Dentro deste programa elaboraremos ainda o II Congresso de Extensão Universitária da UNESP, evento importantíssimo que deverá mostrar a capacidade extensionista dos nossos docentes.

O apoio aos estudantes da UNESP está sendo ampliado em virtude da implantação definitiva do Projeto Adote um Aluno. Em que pese a precocidade desta, análise já vislumbramos investimentos importantes da iniciativa privada, especialmente das empresas fornecedoras da UNESP neste projeto. Assim, pretendemos lançar o selo comemorativo denominado Empresa cidadã - empresa que contribui com a formação do aluno cidadão - além de atribuirmos a todas elas um Diploma num evento que ocorrerá anualmente.

Dentro do Programa de Apoio não Institucional, especialmente destinado à qualificação profissional, estamos normatizando a captação de Bolsas de estudo junto às Empresas e órgãos governamentais. Assim, pretendemos num curto espaço de tempo viabilizar definitivamente as bolsas de Residência em Medicina Veterinária e Ciências Agrárias.

Em relação às atividades artísticas e culturais estamos viabilizando importantes parcerias para os Corais, Grupos Artísticos Culturais e Orquestra de Câmara. Estes recursos extra-orçamentários dariam maior agilidade, além do que os recursos provindos do tesouro público poderiam ser encaminhados para outros programas de apoio.

No Programa de Campus Avançados foi possível em 2001, em parceria com a Prograd, Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal a implantação definitiva do Campus de São Vicente. Novos campi estão sendo propostos para este ano, na dependência de aprovação pelo Conselho Universitário.

O Programa de Integração Social e Comunitária, um dos mais complexos da nossa Pró-Reitoria, estará implementando os projetos do Comunidade Solidária (Universidade Solidária Nacional, Regional e programa de Alfabetização Solidária - modalidades Norte-Nordeste e de grandes Centros urbanos), da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), da Educação de Jovens e Adultos (PEJA) e do Núcleo Negro da UNESP para pesquisa e extensão (NUPE).

Este último estará lançando no mercado editorial o seu periódico semestral denominado Revista ETHNOS Brasil. Trata-se de iniciativa de grande importância acadêmica e terá apoio integral da PROEX.

O Programa de Educação a Distância dará importante passo neste próximo ano em decorrência da escolha e da implantaçao definitiva da Plataforma educacional para gerenciamento de projetos de ensino a distância. Além disso, ampliaremos sobremaneira o treinamento de novos tutores e continuaremos a produção de conteúdos, com importante apoio da FUNDUNESP e do Núcleo de Ensino a Distância do CEVAP.

Deve ser salientado que este Programa já foi reconhecido por órgãos de Fomento, principalmente do CNPq, que destinou importantes recursos para o recém criado Núcleo de Ensino a Distância da Faculdade de Medicina (NEAD). Isto permitirá a implantação definitiva deste Núcleo nesta importante Unidade Universitária, além de se poder dar início ao projeto de educação continuada. Está previsto para 2002 o lançamento de alguns cursos de extensão universitária a distância, que tornarão permanente em nossa Universidade o Programa de treinamento não presencial.

Por fim, o Programa de Orientação e Informação Profissional estará lançando em 2002 o CD-ROM Institucional da UNESP. Esta importante iniciativa conta com o apoio da VUNESP e do CEVAP e terá por objetivo primordial divulgar as atividades desenvolvidas na nossa Universidade. Deve ser salientado que estas considerações finais e perspetivas futuras são bastante otimistas e poderemos ao final de 2002 fazer um novo balanço e verificarmos o que foi possível e o que não foi possível viabilizarmos.

São Paulo, janeiro de 2002.

Prof. Dr. Benedito Barraviera - Pró-Reitor de Extensão Universitária