IA-São Paulo revela arte em anúncios espalhados pela capital |
||||||
Sete artistas brasileiros reuniram, durante a segunda metade de junho, vários cartazes e anúncios utilizados por estabelecimentos comercias da cidade e promoveram uma exposição que traduziu em arte uma atividade meramente de marketing. A mostra, que foi realizada no Instituto de Artes da Unesp (IA), campus São Paulo, utilizou e explorou as artes gráficas como base de trabalho. A pretensão dos expositores foi a de levantar questões sobre o impacto destes anúncios, assim como o de questionar os espaços onde são expostos. Intitulada de "I Mostra de Cartazes Novos e Semi-Novos em 6X sem juros", a exposição apresentou cartazes como "Procura-se gato siamês"; "Crédito rápido"; "Acompanhamento psicológico, 16 anos de experiência"; "Temos vagas", entre outros. Os artistas da exposição, organizada por David Magila, são os estudantes de bacharelado em Artes Plásticas do IA. São eles: Anderson Freitas, Beto Prado, Danilo Oliveira, David Magila, Felipe Heder Machado, Rafael Coutinho e Ricardo Ruiz. Além destes, os organizadores também contaram com um artista incomum, o site www.basev.has.it, que representa um meio de experimentação gráfica. Baseado em São Paulo, o site realiza ações em diversos meios, do digital à intervenção urbana. É uma base aberta de experimentação e exibe trabalhos de dezenas de artistas de todo o mundo. "A mostra inicia uma nova ação que pretende tomar também espaços tradicionais de arte, mostrando a Arte Gráfica experimental como parte do universo das Artes Plásticas atualmente, provando que ela é importante nas novas abordagens artísticas", afirma David Magila. |
||||||
|
||||||
|
||||||
|
||||||