Projeto "Viver Bem com Qualidade" atende
mil estudantes do Colégio Técnico da FE-Guaratinguetá

Evento debate sexualidade, uso de álcool, drogas, inteligência emocional, esportes e nutrição
Por Rodrigo Aredes

Projeto Viver Bem com Qualidade A adolescência e a juventude compreendem um período muito importante da vida, em que muitas mudanças acontecem no corpo, no pensamento, nas emoções e no relacionamento com amigos e familiares. É uma época confusa, onde, geralmente, ocorrem choques de valores entre pais e filhos, entre escola e profissão, e pode causar tensão e angústia não só para o adolescente ou jovem, mas também para seus pais.

"É uma época em que a maioria dos jovens tem contato com álcool e outras drogas", afirma Ana Paula Rodrigues, profissional da Unidade de Atendimento Médico, Odontológico e Social da Unesp (Unamos). Sentindo a necessidade de trabalhar em conjunto com adolescentes e jovens, o Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG), a Faculdade de Engenharia da Unesp (FE), campus de Guaratinguetá, e a Unamos juntaram esforços e promoveram o projeto "Viver Bem com Qualidade", ocorrido na Praça da Biblioteca da FEG, entre os dias 5 e 7 de agosto, das 14h às 16h.

"Uma vez que a prevenção tem se mostrado um método muito eficaz de atuação em diversos problemas de saúde pública, o projeto propõe informar e orientar aos alunos do Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá (CTIG) sobre as mudanças físicas e psicológicas ocorridas neste período de transição, que é a adolescência", explica Ana Paula.

Projeto Viver Bem com Qualidade"A idéia é enfatizar temas relacionados à sexualidade, ao uso de álcool e drogas, à inteligência emocional, aos esportes e à nutrição, além da integração junto aos jovens por meio de eventos culturais e esportivos, que os levem a reflexão e auto-análise dos malefícios do uso das drogas", complementa.

O evento mobilizou, nos três, dias cerca de mil pessoas, entre alunos do CTIG e FEG, e contou com a apresentação de Academia de Ginástica Fênix, do Grupo de Pagode Badalação e do Grupo de Judô e Capoeira, que, em suas performances, procuraram transmitir a idéia de que é possível "viver bem e com qualidade", de forma saudável e sem dependências químicas.

"Os alunos tiveram participação ativa, demonstrando interesse. Temos certeza de que o objetivo principal do projeto foi alcançado, que é o de conscientizar os alunos de que podem viver bem com qualidade, sem o consumo excessivo de álcool e ingestão de drogas", comenta Célia Silva Santos de Oliveira, responsável pelo Serviço Técnico de Biblioteca e Documentação (STBD) da biblioteca da FEG e uma das organizadoras do evento. "Além das apresentações, houve distribuição de iogurte, suco e sorteio de brindes", finaliza Célia.

Comissão organizadora

Ana Paula B. G. Rodrigues (UNAMOS) - anapaula@feg.unesp.br
Ricardo de Castro Villela (STI/ Pólo Computacional) - villela@feg.unesp.br
Célia Regina F. S. Faria (SOE/CTIG) - celia@feg.unesp.br
Célia Silva Santos de Oliveira (STBD) - celiass@feg.unesp.br



Parceria entre FE-Bauru e FunDeb leva educação digital para crianças carentes
Docentes do IGCE-Rio Claro lançam livro sobre gestão ambiental em cidades médias
Educação para a não-violência - artigo de Adriana França, Vanessa Berto e Milena Mello
Funcionários públicos ganham novas linhas de crédito e financiamento da Nossa Caixa
Seminário do IGCE-Rio Claro discute geração e aproveitamento do lixo no município
FCF-Araraquara comemora 80 anos com selo comemorativo dos Correios
Portal Universia inaugura novo canal de cultura
Curtas - notícias rápidas das Unidades Universitárias
FCT-Presidente Prudente reúne especialistas para debater desenvolvimento da agricultura no País
Jardim Botânico do IB-Botucatu preserva gimnospermas, orquídeas, bromélias e cactáceas