Alunos
do IGCE-Rio Claro usam bom humor para ensinar estudantes do município |
||||||
O Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp (IGCE), campus de Rio Claro, por meio de seu Departamento de Física, matém o "Eureka - Show e Experimentoteca de Física", que se constituem em projetos pilotos que visam divulgar conhecimentos e contextualizar diversos aspectos da Física e das Ciências, bem como sensibilizar estudantes e população em geral para perceberem que a praticidade das aplicações no cotidiano. Financiado pela Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (FUNDUNESP), pela Assessoria de Planejamento e Obras (APLO), e pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) de Rio Claro, o projeto Eureka conta com a colaboração do professor Fuad Daher Saad e de sua equipe, ligada ao Instituto de Física da USP, e do professor Paulo Yamamura, atualmente assessor na FUNDUNESP, para a sua concepção e implantação. As atividades do "Show de Física" estão vinculadas com o propósito de despertar o interesse dos estudantes e/ou aprofundar seus conhecimentos em Ciências, e especialmente em Física. Envolvem a exibição de atividades experimentais relacionadas com conceitos e fenômenos fundamentais de Física. Estas atividades são realizadas por monitores, alunos da graduação do curso de Física, que transmitem as informações com muito humor e suspense. Os alunos ouvintes tornam-se espectadores e interagem, durante as apresentações, demonstrando curiosidade pelo assunto. Segundo os coordenadores, os alunos monitores devem possuir conhecimentos prévios acerca dos fenômenos que estarão sendo abordados nas apresentações e, demonstrar criatividade, desembaraço, responsabilidade e dedicação pela atividade. A equipe de monitores é selecionada em conformidade com os critérios pré-estabelecidos, podendo ser fixa ou flutuante, variando em conformidade com o desempenho dos participantes, bem como, o interesse dos demais alunos de graduação para atuarem no Eureka. Por sua vez, a "Experimentoteca de Física" é uma exposição permanente de vários experimentos e equipamentos, destinados a demonstrações ou verificações de leis e conceitos de Física. Estes objetos educativos estão dispostos, de forma a permitir a circulação e interação direta das pessoas com os mesmos. Este acervo também pode ser utilizado como orientação e modelo para que professores e alunos possam reproduzir experimentos em sala de aula e em feiras de ciências, além de suprir a carência de laboratórios da maioria das escolas. Em terceiro sentido, o acervo oferece um meio alternativo de divulgar e estimular a produção didática-científica do corpo docente e discente do próprio Departamento de Física. Dentre os objetivos do Projeto Eureka, destacam-se: servir como modelo para a implantação de atividades semelhantes, quer em Física quer ou em outras áreas, nas demais unidades da Unesp; suplementar as aulas de Física e de Ciências proporcionando aos alunos de escolas públicas e particulares do município de Rio Claro e das cidades vizinhas, a oportunidade de vivenciar aspectos fenomenológicos; despertar nos participantes o interesse em estudar e/ou aprofundar seus conhecimentos em Ciências e, particularmente, na Física; e também contextualizar diversos aspectos da Física e das Ciências, mostrando como perceber sua existência e atuação em nosso cotidiano. Participam do projeto: o Prof. Dr. Jorge Roberto Pimentel (coordenador), docente em RDIDP do Departamento de Física de Rio Claro; o Prof. Paulo Yamamura (assessor), docente da USP; Vitor Hélio Zumpano, (técnico), Técnico Aposentado do Departamento de Física da UNESP de Rio Claro; uma equipe de monitores/apresentadores, a qual será constituída por alunos de curso de graduação em Física; e Geraldo Lima Sobrinho, (construtor e atualizador do site do projeto Eureka), Técnico de Apoio à Pesquisa do Departamento de Física de Rio Claro. Segundo os organizadores, este projeto 'e uma atividade extencionista que se insere como importante para a formação dos alunos de graduação, especialmente do curso de licenciatura. Neste sentido, ele é uma oportunidade para que os alunos de graduação estejam participando, aplicando e aprimorando seus conhecimentos e assim, desenvolvendo habilidades que irão auxiliá-los profissionalmente no mercado de trabalho. |
||||||
|
||||||