Aluno da FE-Ilha Solteira desenvolve anemômetro de fio quente
Por Renato Sartório Ramos

Vista do anemômetroNa Faculdade de Engenharia da Unesp (FE), campus de Ilha Solteira, o aluno quintoanista do curso de graduação em Engenharia Elétrica, Carlos Cesar Aparecido Eguti, está desenvolvendo um anemômetro de fio quente. Tal instrumento possui um sensor muito sensível, formado por um filamento de tungstênio ou platina, com dimensões muito reduzidas (aproximadamente 10 mm de comprimento por 0.005 mm de diâmetro).

Anemômetros de fio quente são muito utilizados quando se deseja um alto grau de precisão na velocidade de escoamentos, com aplicações tanto na industria quando em laboratórios. Atualmente seu projeto encontra-se em fase final de testes, e quando pronto será apresentado em congressos de iniciação científica e mostras de tecnologia.

A medida da velocidade do fluido (ar ou água) é determinada relacionando a variação da corrente elétrica que passa pelo filamento com a taxa de troca de calor. A taxa de troca de calor entre o filamento e o meio é função da velocidade do escoamento, e desta forma o valor da sua velocidade ser obtida.

O aluno Carlos César desenvolve este e outros trabalhos sob a orientação do Prof. Dr. Edson Del Rio Vieira, docente do Departamento de Engenharia Mecânica.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas