Entrevista: Francisco Antonio Bertoz,
coordenador executivo da Unidade Diferenciada de Rosana

Entrevistador - Thiago Nassa

Prof. Francisco Antonio BertozO professor Francisco Antonio Bertoz é coordenador executivo da Unidade Diferenciada de Rosana. Em entrevista ao Informativo Proex, Bertoz apresenta seu plano de gestão e relata os processos que levaram à estruturação da nova unidade. Confira.

IP - Na sua opinião, qual a importância das Unidades Diferenciadas para a economia local?

A região do Pontal do Paranapanema passa por um período de mudanças em seu perfil sócio-econômico, principalmente com a conclusão das obras das usinas hidrelétricas de Rosana e Porto Primavera (UHE Eng.º Sérgio Motta). Sem dúvida, a Unesp pretende preencher essa lacuna, incentivando a vocação turística da região e o desenvolvimento de atividades e projetos turísticos de forma planejada e sustentável.

O curso de Turismo em Rosana proporcionará a formação de recursos humanos aptos a elaborar e implementar projetos e planos de desenvolvimento regional, incluindo a exploração turística de amplos potenciais presentes na região.

O ecoturismo e o turismo rural terão lugar de destaque nos diagnósticos e planejamentos turísticos elaborados pelos pesquisadores da Unesp. Além disso, os projetos de pesquisa e extensão, desenvolvidos pelos alunos e professores da Unesp dos diferentes campus, deverão produzir diagnósticos e estudos que podem subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas e alavancar ações para a melhoria da qualidade de vida da população do município de Rosana.

IP - Como as novas Unidades podem contribuir para a melhoria da qualidade da vida da população local, nos âmbitos social e cultural?

A partir do momento em que a Unesp passar a formar profissionais qualificados para atuar na área turística, Rosana se transformará num pólo turístico cujos programas e diretrizes tomarão por base a Política Nacional de Turismo.

Assim, o turismo local, alicerçado nas potencialidades naturais e na infra-estrutura receptiva, voltado para o desenvolvimento regional sustentável, terá como resultado a dinamização e a diversificação do conjunto de atividades econômicas, representadas pelos setores de serviços, da indústria turística e do comércio em geral.

Com isso, haverá a melhoria da qualidade de vida da população dessa região; o aumento da diversificação qualitativa dos bens e serviços produzidos e da infra-estrutura receptiva; a geração de novos empregos e a manutenção dos existentes; a qualificação e re-qualificação dos recursos humanos já envolvidos; o aproveitamento da mão-de-obra não qualificada, através de sua capacitação; a inserção socioeconômica e cultural da população; a proteção ao meio ambiente e ao patrimônio histórico-cultural e a projeção da região no cenário internacional.

IP - Fale um pouco do seu plano de gestão, contemplando ensino, pesquisa e extensão.

A nossa principal atuação neste primeiro momento é, sem dúvida, a consolidação da Unidade Diferenciada de Rosana, logicamente direcionando nossos esforços à contratação de docentes qualificados e à qualificação dos já contratados. Investiremos também na aquisição de equipamentos para os laboratórios já existentes e pleitearemos a construção de novos laboratórios e da nossa biblioteca, com livros e equipamentos. Quanto à extensão, contamos com oito projetos, alguns em parceria com a Prefeitura local. E, paralelamente, faremos o estudo e o levantamento de dados para implementação de novos cursos para a Unidade, como, por exemplo, o curso de Hotelaria.

IP - Fale sobre as possíveis parcerias com a iniciativa privada e com órgãos governamentais para o desenvolvimento de projetos e programas na Unidade.

A criação do Curso de Graduação de Bacharelado em Turismo da UNESP, no Município de Rosana, é justificada pelos seguintes pontos:

- O interesse do Governo do Estado de São Paulo em implementar políticas de desenvolvimento para região do Pontal do Paranapanema. Uma dessas ações está definida como a instalação de uma nova unidade da UNESP em Rosana;

- O aproveitamento de infra-estrutura existente no local, composta por edificações e laboratórios da CESP na Usina Hidrelétrica de Porto Primavera, complementada por manifestações de interesse da Prefeitura Municipal de Rosana, fruto de futura parceria entre a UNESP, Prefeitura local e CESP. Essa parceria irá viabilizar o curso de Turismo, minimizando, assim, os custos de instalação e manutenção;

- A localização geográfica do Município de Rosana, em região com grande potencial turístico a se explorado e carência de profissionais especializados no setor;

- O cenário da região de Rosana, que possibilita a implantação de um curso de Turismo, com enfoque no aproveitamento dos atrativos turísticos naturais e construídos. Tal enfoque, expresso na grade curricular, permitirá a formação de profissional diferenciado, preparado para atuar em setores e projetos turísticos voltados para o meio ambiente;

- A consonância com os objetivos e macro-estratégias da "Política Nacional de Turismo" no seu Programa de Qualificação Profissional para o Turismo, que visa a qualificar e requalificar os trabalhadores da indústria turística nacional e fomentar a formação e capacitação de pessoal para o desempenho de diversas funções pertinentes à atividade de turismo;

- Na região há ONGs que lutam, entre outras causas, pela preservação ambiental ética na política, e que têm potencial de organização de trabalhos de educadores e conscientização ambiental e de cidadania compatíveis com os objetivos da UNESP.

Os cursos criados nas novas Unidades estão de acordo com a vocação econômica, social e cultural da região? Fale sobre isso.

As informações relativas à infra-estrutura do município de Rosana para o desenvolvimento de atividades turísticas baseiam-se nos dados fornecidos pela Prefeitura Municipal de Rosana, no Projeto Centro de Formação, Informação e Apoio Tecnológico ao Empreendedor Rural (CIATER), encaminhado para o Programa de Expansão da Educação Profissional da Secretaria de Educação Média e Tecnológica do Ministério de Educação e do Desporto, no ano de 2002 (ROSANA, 2002b).

De acordo com esse documento, os principais atrativos turísticos de Rosana estão ligados aos recursos naturais e paisagísticos. A cidade localiza-se às margens de dois dos mais importantes rios da região Sudoeste (Paraná e Paranapanema) e caracteriza-se por estar inserida numa área com expansão urbana menos agressiva aliada à vocação de preservação ambiental.

No município, as praias, ilhas e lagos naturais dos rios Paraná e Paranapanema, além de sua beleza, constituem refúgio natural de uma flora e fauna de variedade inigualável e rara em outros pontos do Estado de São Paulo. Associando-se à natureza exuberante da região a privilegiada posição geográfica de Rosana, no contexto da hidrovia Tietê-Paraná, é indiscutível o potencial turístico e agropecuário.

Essa conjunção de fatores, sem dúvida nenhuma, demonstra a importância do município para a exploração do turismo no Estado de São Paulo.

As muitas praias, as 22 ilhas fluviais, a exuberância da flora e fauna associada à fartura da pesca constituem o passaporte de Rosana para sua elevação à condição de Estância Turística, o que, aliás, já se encontra em andamento.

Os índices relativos a esses indicadores apontam um fluxo turístico centrado, em sua maioria, no turismo nacional (99,8%), mas já despontando com 0,2% procedente do fluxo internacional. Os dados que expressam a dinâmica internacional poderão ser alterados a partir da formação de um quadro profissional que implementará uma estrutura turística condizente com as exigências do Turismo internacional, pois Rosana está localizada próxima às fronteiras com a Argentina e o Paraguai.

IP - Como está estruturada a Unidade (corpo de docentes e funcionários, equipamentos, laboratórios, área física, etc)?

A estrutura organizacional das unidades Diferenciadas é a seguinte:

- Adoção, em caráter transitório, da estrutura organizacional adotada no campus do Litoral Paulista - São Vicente, nos termos da Resolução UNESP nº 51, de 22/05/2.000 (www.unesp.br/portarias), até que o Conselho Universitário aprove nova estrutura;

- Sugestão de composição da célula de suporte técnico e administrativo da Coordenação Executiva:

criação de dois grupos de apoio: Grupo de Apoio Administrativo (ligado à Coordenadoria Administrativa) e Grupo de Apoio Acadêmico (ligado à Coordenadoria Acadêmica);

- O nível referencial dos responsáveis pelos grupos será fixado pela CADE;

- Cada um desses grupos de apoio contará com servidores para desenvolver as atividades do grupo em quantitativo a ser dimensionado em função de um quadro de demanda parcelado e crescente;

- No dimensionamento do quantitativo deverão ser observados os parâmetros já estabelecidos pelo CADE;

- O Grupo de Apoio Administrativo deverá ter seu rol de atividades definidos pelas atribuições específicas hoje desenvolvidas pelas áreas de Recursos Humanos, Finanças, Contabilidade, Materiais e Compras e Comunicações;

- O Grupo de Apoio Acadêmico terá seu rol de atividades definidas pelas atribuições específicas, hoje desenvolvidas pelas Áreas Técnica-Acadêmicas, de Graduação, de Informática, de Biblioteca e de Atividades de Apoio Pedagógico.

- O perfil ocupacional dos servidores indicados para atuar nessas unidades deverá ser de natureza mais complexa dentre as já existentes no atual Plano de Carreira da UNESP;

Perfis sugeridos

1) GAAd: Contador (Contabilidade e Finanças) e Assistente Administrativo (STARH e Comunicação, Material e Compras);

2) GAAcd: Assistente Administrativo (STA e Graduação), Bibliotecário e Técnico em Biblioteca, Técnico em Informática, e demais funções, tais como as de Técnico em Laboratório e Assistente Acadêmico, de acordo com o grau de especificidade e complexidade a ser definida pela escolha do curso a ser implantado em cada Unidade Diferenciada.



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