Projeto da FO-Araraquara oferece atendimento
odontológico para gestantes antes e depois do parto

Por Samanta Silva Santos

Atendimento de gestante na FO-AraraquaraA Faculdade de Odontologia da Unesp (FO), campus de Araraquara, mantém o "Programa de Atenção Odontológica no Pré e Pós-natal a Gestantes". Trata-se de uma atividade de extensão universitária exercida por acadêmicos, profissionais e estagiários, sob responsabilidade da disciplina de Odontologia Preventiva e Sanitária da FO.

O objetivo do programa é prestar atendimento odontológico em gestantes e lactantes, embora crianças também sejam atendidas no contexto de cuidados dirigidos a família. O trabalho é desenvolvido no sentido de controlar o risco das doenças bucais, principalmente a cárie e periodontopatias. Os profissionais utilizam-se de técnicas e procedimentos preventivos e curativos, associados a um forte conteúdo educativo e motivacional para a autopromoção da saúde.

O trabalho odontológico, na fase da gestação, é simples e pode ser realizado em qualquer fase, porém, está cercado de crenças inadequadas e limitantes, que dificultam a busca das mulheres por uma condição favorável de saúde bucal.

Esse aspecto, além de manter quadros infecciosos na mulher durante a fase gestacional, interfere negativamente na qualidade de vida experimentada durante esse período, sem falar no comprometimento sistêmico que pode interferir com o próprio processo de gestação.

Como a gravidez é cercada de romantismo e religiosidade, na maior parte das vezes, a mulher prefere manter-se com uma saúde bucal precária a submeter-se a um tratamento odontológico, devido ao medo de arriscar a vida do bebê frente a procedimentos utilizados, principalmente aqueles relacionados a anestesia e radiologia.

Esses procedimentos não representam riscos efetivos quando realizados adequadamente. Há a necessidade de um tratamento especial, porém isso não significa que deva ser protelado para o período pós-natal.

Na fase de lactância, os cuidados são dirigidos no sentido de evitar que a mãe seja um veículo transmissor de condutas inadequadas e agentes bacterianos. As condutas referem-se a hábitos diversos e, principalmente, às condutas na amamentação, enquanto que a transmissibilidade fica a cargo do controle de microrganismos com alta patogenicidade, o que evidentemente implica em procedimentos, além daqueles de natureza técnica, com características educativas e motivacionais.

As crianças são atendidas em atenção ao objetivo da promoção de saúde no contexto familiar, com a realização de todos os procedimentos técnicos e educativos necessários para atingir tal meta. Outra possibilidade de atendimento às crianças está relacionado ao convênio com a Secretaria Municipal de Educação, visto que são realizados somente procedimentos de adequação e controle do risco a cárie e periodontopatias. Este programa vem se desenvolvendo há mais de seis anos, tendo já atendido cerca de 1,1 mil gestantes e lactantes do município e região de Araraquara.

Mais informações

Depto. de Odontologia Social da FO-Araraquara - Tel. (16) 201-6343



FCL-Assis promove "VI Jornada da Educação"
Prof. Ivan Nunes da Silva, da FE-Bauru, publica biografia em livro do Instituto Internacional de Engenheiros Eletro-Eletrônicos
Grupo PET-Farmácia da FCF-Araraquara realiza curso de hormônios
FE-Guaratinguetá promove "VI Jornada de Iniciação Científica e de Pós-Graduação"
Prédio central da FCAV-Jaboticabal ganha novo projeto paisagístico
FCL-Araraquara organiza Congresso Internacional de Estudos Semióticos
FCL-Assis lança pedra fundamental de novo prédio
Curtas - notícias rápidas das Unidades Universitárias
FE-Ilha Solteira vai construir colônia de férias em terreno doado pela prefeitura

Home
Proex
Busca
Expediente
Correio