Rompendo as muralhas da prisão

Curso de extensão da FAAC-Bauru certifica detentos do município
Por Felippe Aníbal

Certificação de detentos que participaram do curso de extensão universitáriaA Penitenciária "Dr. Eduardo de Oliveira Viana", de Bauru, recebeu, na metade de setembro, os membros do Grupo de Estudos de Semiótica (GES), da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp (FAAC), campus de Bauru, para ministrar aos detentos o curso de extensão universitária "Leitura e Produção de Textos". Ao final, foram diplomados 21 detentos, que, além do diploma, receberam material escolar e um dicionário.

O curso de extensão "Leitura e Produção de Textos" teve a duração de 16 semanas. As aulas eram compostas de apresentação, leitura e discussão das diversas modalidades textuais, com posterior produção.

"Esses homens, pensando construtivamente, vão fazer do presídio um lugar onde a reintegração social possa ser realidade", diz o diretor de reabilitação, Luís Fernando Alves, explicando a importância de iniciativas como essa e da necessidade de introduzir, desde já, os detentos na vida em sociedade.

Para os detentos, o evento representou a oportunidade de aplicar o tempo ocioso em conhecimento e de se envolver em uma atividade que recupere a auto-estima. "Foi muito importante, porque eu não teria mais como estudar aqui dentro. Espero que tenha continuidade", explica o formando José Mário. Graças ao curso, o formando Wagner Reis foi eleito o orador da turma. "Pela primeira vez, eu fiz um discurso. Tive discernimento para falar. O curso me deu isso", conta.

Certificação de detento que participou do curso de extensão universitáriaA iniciativa representou a oportunidade para os docentes romperem as barreiras da universidade, entrarem em contato com outra realidade e derrubarem preconceitos. "A gente pôde desconstruir a visão de mundo que a grande mídia divulga sobre os detentos. Vimos o contrário: estávamos trabalhando com seres humanos. Eles eram alunos, como outros quaisquer", disse o coordenador do curso, Juliano.

A intenção de todos (detentos, penitenciária e universidade) é continuar com iniciativas desse porte. A coordenadora das atividades de extensão universitária e vice-diretora da FAAC, profa. Dra, Loriza Lacerda de Almeida, enviou cartas a todos os professores da faculdade, convidando-os a conhecer a penitenciária e manifestando apoio a novos projetos.



Simpósio da FCL-Assis debate futuro da profissão de psicólogo
FCA-Botucatu promove "II Seminário de Etnobiologia e Etnoecologia do Sudeste"
Monografia da aluno da FCL-Araraquara é premiada pelo Conselho Regional de Economia
Alunos da Faac-Bauru são prêmiados no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
PAC-Proex discute produção cultural no câmpus de Bauru
Nossa Caixa mantém Conta Universidade e isenta alunos de tarifas
Jornada de filosofia discute evolução do pensamento humano na FFC-Marília
Curtas - notícias rápidas das Unidades Universitárias
Aluno do IGCE-Rio Claro é campeão em torneio de auto-cross

Home
Proex
Busca
Expediente
Correio