IQ-Araraquara lança
livro inédito em |
Obra aborda propriedades da matéria orgânica que escurece a água dos rios |
Por Luciana Massi |
Eles explicam que a obra é uma tentativa de suprir a falta de material didático e científico escrito em português sobre substâncias húmicas. "Assim, além de contribuir para o avanço das pesquisas que envolvem problemas ambientais, o livro escrito em português, e não simplesmente traduzido, pode fazer despertar, nos jovens, o interesse por esta área da ciência, uma vez que passa a ser trabalho de pessoas próximas, que eles conhecem, que falam a língua deles, e não só trabalho de seres estranhos e pouco reais para eles", afirmou o Prof. Dr. Antônio Mangrich, do Departamento de Química da UFPR. As substâncias húmicas são tão importantes que até mesmo a origem da palavra Química (do grego chemia que significa escuro, negro) pode ter surgido da propriedade peculiar da matéria orgânica de águas e solos do Vale do Nilo, que apresentavam cor escura, ao contrário do vermelho do deserto.
A obra destina-se a estudantes de graduação e pós-graduação e a pesquisadores que estudam substâncias húmicas, principalmente a interação entre elas e os metais pesados. O livro aborda todos os aspectos-chave os quais envolvem a química das substâncias húmicas e traz vantagens e desvantagens de cada método ou técnica apresentada e avaliada. O enfoque na interação das substâncias húmicas com espécies metálicas é outro diferencial do livro em relação às demais obras sobre o assunto.
Os autores esperam que este livro auxilie pesquisadores e desperte o interesse de jovens ingressantes na carreira acadêmica para as ciências ambientais, principalmente a interpretação de fenômenos relacionados com espécies metálicas em sistemas aquáticos. |
|
![]() |