Núcleo da Terceira Idade da FE-Guaratinguetá
completa 7 anos reintegrando idosos na sociedade
Por Rodrigo Aredes

Grupo da Terceira Idade da FE-GuaratinguetáCom quase 200 pessoas presentes, o núcleo local da Faculdade Aberta à Terceira Idade (Unati), ligado a Faculdade de Engenharia da Unesp (FE), campus de Guaratinguetá, comemorou o seu 7º aniversário, com a realização de diversas atividades culturais e recreativas entre os dias 4 e 8 de agosto.

O núcleo Unati de Guaratinguetá visa a atualização do conhecimento e do desenvolvimento cultural, além do desempenho pleno do papel de cidadania das pessoas com mais de 45 anos. Propõe, por meio de eventos desse tipo, a melhoria da auto-imagem e a auto-estima dos participantes, bem como desenvolvimento do exercício da cidadania através da socialização e a convivência entre gerações.

Artesanato produzido nas oficinas da Unati-GuaratinguetáNa abertura do evento, os alunos, que atuam como voluntários na secretária da Unati, o sr. João, a dona Eny e a sra. Sônia Regina Del-ry Múrcia, que é professora colaboradora na organização do núcleo local desde sua criação, em 1997, foram homenageados pelos organizadores. Também foram agraciadas as senhoras Agle Quissak Pereira e Agostina Selles Ribeiro, ambas com mais de 80 anos, pela dedicação nas atividades desenvolvidas. O evento, seguindo o padrão dos anos anteriores, contou com palestras, jograis, cinema, coral e exposição dos trabalhos dos alunos.

Na segunda-feira, dia 4, o evento foi marcado pela apresentação da palestra "Osteoporose e Atividade Física" ministrada pelo sr. José Paulo Passos, e pela apresentação do Coral da FE, com a regente Sandra Souza. Na terça-feira, houve a apresentação do Grupo de Jogral do Inglês III, da Oficina da Palavra e do Jogral da Unati/FEG.

Artesanato produzido nas oficinas da Unati-GuaratinguetáNo meio da semana, ocorreu uma exposição de diversos trabalhos com modelagem, pintura e bordado. Na quinta-feira, houve a sessão do cinema no auditório da biblioteca. E, finalizando a semana de comemoração, na sexta-feira mais três palestras: "Calendários", com o dr. Oscar Matsuura, "Resgatar o Viver", com a sra. Maria Cristina Andrade Lopes, "Grupo ConVida e Stress", com a sra Eliana J. V. dos Santos.

Para Maria Cecília Zanardi, docente do Departamento de Matemática da FEG e participante da Comissão Organizadora, o evento alcançou resultados além dos estabelecidos pelo projeto. "O encontro serviu de estímulo e incentivo não apenas para os alunos, mas também para quem não faz parte da Unati de Guaratinguetá", afirmou Maria Cecília.