Proex
inicia segunda fase da formação de tutores em ensino a distância |
||||||
A Unesp, por meio do Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex), iniciou a segunda fase de treinamento para formação de 44 tutores em Ensino a Distância. A aula inaugural foi realizada no dia 21 de agosto, na sala do Conselho Universitário da Unesp, na Reitoria. O curso de formação destina-se a docentes e servidores técnico administrativos interessados em desenvolver programas de ensino a distância, nas áreas de graduação, pós-graduação, especialização e extensão. Atualmente, a Unesp possuí mais de 60 tutores que já desenvolveram alguns cursos não-presenciais na área de extensão. “Este curso de formação faz da Unesp pioneira entre as universidades públicas do Estado no que diz respeito a capacitação de pessoas para desenvolver cursos a distância”, ressalta Benedito Barraviera, Pró-Reitor de Extensão Universitária da Unesp. “O curso de capacitação é divido em módulos e terá uma carga horária de 80 horas, contendo duas aulas presenciais, com cinco horas cada, num total de dez horas; uma oficina de trabalho, com cinco horas; 13 módulos semanais, com cinco horas cada, totalizando 65 horas de curso. Todo o curso está instalado na plataforma tecnológica da Proex”, informa Marcelo Moreira, responsável técnico do curso. Moreira conta que o curso foi desenvolvido de uma forma simples e objetiva, visando abranger todos os nuances que envolvem o ensino a distância. “O software que roda o curso - WebCT - contém informações gerais, métodos de ensino e grade curricular. Além disso, traz um ambiente de comunicação, com contas pessoais de e-mails, mural de discussão, chat e calendário, além de uma biblioteca virtual, cronograma das aulas e ferramentas tecnológicas que permitem aos professores elaborarem suas aulas não-presenciais”, explica. O EAD na Unesp O Programa de Ensino a Distância da Unesp - VirtUnesp, está sendo implantado em três etapas. Primeiro, iniciou-se o treinamento dos tutores, que são os responsáveis pela propagação do conhecimento, funcionando como agentes multiplicadores, além do curso de capacitação. Em seguida, é elaborado todo o conteúdo do programa, incluindo o material didático (kit multimídia: papel, CD-ROM, vídeo e internet), uma atividade que está a cargo dos próprios professores. Por fim, os coordenadores do programa vão apresentá-lo aos 24 diretores de unidades, para que eles mesmos montem e gerenciem seus próprios cursos a distância. A proposta é, num primeiro momento, oferecer cursos de Extensão e, posteriormente, abranger para a Graduação e a Pós-Graduação. “A prática de ensino a distância já é uma imposição dos novos tempos na educação. As grades curriculares aumentaram significativamente, por conta do aumento do volume de conhecimento, porém a carga horária continua a mesma há mais de 40 anos”, comenta Barraviera. “Os cursos não-presenciais, além de preencher esta lacuna, é fundamental para a democratização do conhecimento, sobretudo, em países menos desenvolvidos, já que uma grande parcela das populações dessas nações não tem acesso à educação e à formação profissional. Portanto, as novas tecnologias, como é o caso do ensino a distância, nos permite transmitir mais conhecimento em bem menos tempo. Esse é o desafio das instituições educacionais: ensinar a distância”, complementa o Pró-Reitor. |
||||||