IQ-Araraquara promove treinamento
de prevenção e combate a incêndios
Por Luciana Massi

Treinamento de prevenção e combate a incêndiosSegundo dados do Serviço Nacional de Bombeiros, foram registrados mais de 3,3 mil ocorrências de incêndio só nos primeiros três meses do ano. Provavelmente, poucas pessoas envolvidas nesses acidentes sabiam como utilizar extintores de incêndio. Entretanto, recentemente, cerca de 50 pessoas da comunidade do Instituto de Química da Unesp (IQ), campus de Araraquara, entre alunos da disciplina Higiene e Segurança Industrial e membros da CIPA-IQ, receberam um treinamento específico para manusear extintores e puderam inclusive apagar pequenos focos de incêndio produzidos para a demonstração prática do evento.

Este foi o segundo ano do Treinamento dTreinamento de prevenção e combate a incêndiose Utilização de Extintores de Incêndio - II TrUExIn, realizado no Instituto de Química, no mês de abril, dentro da disciplina Higiene e Segurança Industrial (3° ano do Bacharelado em Química Tecnológica), sob a coordenação do Prof. Dr. Leinig Perazolli do Departamento de Bioquímica e Tecnologia Química- Presidente da CIPA-IQ e responsável pela disciplina.

O treinamento foi supervisionado pelo técnico de segurança do trabalho Nilson de Oliveira Bessa, representante da empresa Aratestes, responsável pela manutenção dos extintores de incêndio do Instituto de Química, e conduzido pelo Sargento Mario Hermínio Tozetti do Corpo de Bombeiros de Araraquara e, também, técnico de segurança do trabalho de 1983/Senac-Araraquara.

O treinamento foi dividido em duas etapas, sendo a primeira teórica em sala de aula, na qual discutiu-se os princípios de combate ao incêndio, os tipos de incêndio e respectivos extintores, as normas de manutenção e recarga de extintores e a correta utilização dos mesmos. Treinamento de prevenção e combate a incêndiosNa segunda etapa, os participantes foram deslocados para uma área aberta do Instituto de Química onde havia sido preparado um foco de incêndio controlado, no qual, os participantes puderam colocar em prática a utilização dos diferentes tipos de extintores de incêndio.

Segundo o professor Leinig Perazolli, todos os participantes ficaram muito satisfeitos com o treinamento. "A afirmação foi comprovada pelos depoimentos de alguns alunos", comentou. Leo Yoshitaru Dói, por outro lado, disse que achou "importante o aprendizado sobre os tipos diferentes de classes de extintor para cada tipo de incêndio".

Já Douglas Fernando Antonio, também aluno do 3° ano BQT, acredita que a atividade se enquadrou muito bem na proposta da disciplina. "Todos deveriam saber usar o extintor, mas não existe treinamento para a população em geral. Esta foi uma boa oportunidade para aprendermos", apontou.

Treinamento de prevenção e combate a incêndiosMichele Yumi Ohashi destacou que a atividade foi importante, pois eles são futuros profissionais de indústrias químicas. "Lidamos com elementos muito perigosos, alguns explosivos, a atividade foi muito válida! Os objetivos da atividade foram alcançados, pois todos os alunos afirmaram que agora já sabem o que fazer em caso de incêndio", finalizou.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas