Projeto
do IGCE-Rio Claro facilita aprendizado
de Ciências no Ensino Fundamental |
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Tradicionalmente o ensino de Ciências no nível fundamental (1° a 8° série) é baseado na transmissão de informações em aulas quase sempre expositivas, e na ausência de atividades experimentais. E esta vem sendo a realidade do ensino de Ciências na maioria de nossas escolas, principalmente da rede pública. "Para tornar as aulas de Ciências interessantes, é necessário desenvolver o gosto do aluno pela investigação", comenta a Profa. Dra Alzira Stein-Barana, integrante do projeto. Os pesquisadores estão montando uma séria de experimentos de Ciências para o Ensino Fundamental, abrangendo o conteúdo de Física para as 5a, 6a, 7 a e 8 a série. Os experimentos são escolhidos e adaptados para usar materiais de baixo custo, de forma a permitir a sua realização mesmo em escolas onde não há laboratórios de Ciências. "Isto permite ao aluno utilizar o material com certa autonomia e despertar-lhe desde cedo o gosto pela Ciência, em particular pela Física, freqüentemente ausente nas aulas do ensino fundamental", acrescenta Alzira. Neste projeto, os protótipos foram desenvolvidos pelos bolsistas do projeto (alunos de Licenciatura em Física). As atividades aconteceram em horário extra-aula, com classes de 16 alunos divididos em grupos de no máximo quatro alunos, e organizados de forma a que todos pudessem manipular o material, confeccionar seus próprios conjuntos, realizar os experimentos e discutir os resultados. As aulas práticas foram ministradas para 64 alunos da 4ª e 8ª série, pertencentes à Escola Pública "Odilon Correa", e aconteceram nos laboratórios do Departamento de Física do campus da Unesp de Rio Claro.
Coordenação do projeto: Profa.
Dra. Alzira C. de Mello Stein-Barana Profa.
Dra. Deisy Piedade Munhoz Lopes Participação do aluno bolsista
da Proex: |
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