III Semana Nacional do Livro do IQ-Araraquara
traz exposições, apresentações de dança, poesia e grafite

Por Luciana Massi

III Semana Nacional do LivroA equipe da Biblioteca do Instituto de Química da Unesp (IQ), campus de Araraquara, organizou a programação da III Semana Nacional do Livro e da Biblioteca - Química e Arte -, com o objetivo de proporcionar aos alunos de Química o contato com atividades e exposições artísticas que não fazem parte do seu cotidiano. A semana aconteceu de 4 a 8 de novembro, na Biblioteca do Instituto de Química, durante todo o seu período de funcionamento (8 as 21h30). A abertura do evento foi feita pela Profa. Dra. Elizabeth Berweth Stucchi, diretora do IQ.

III Semana Nacional do LivroA Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída com início em 23 de outubro e término em 29 do mesmo, data esta consagrada como "Dia Nacional do Livro", pela Lei n° 5.191, de 18 de dezembro de 1966.

O evento anual de comemoração ao Dia Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituído pela coordenadoria geral das bibliotecas da UNESP em 2000. Este ano, as comemorações da semana no IQ foram adiadas em função da participação da equipe da Biblioteca no Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, em Recife (PE).

A exposição de Óleo sobre Tela, com o tema Natureza: suas cores e flores, das artistas Isabel Scrignoli, Juliana Lima, Lilá Tamada e Márcia Bortolozzo, enfeitou a Biblioteca durante todos os dias da semana. Essa foi a segunda exposição das artistas, o convite para participarem do evento surgiu a partir da primeira exposição que aconteceu na Biblioteca Municipal de Araraquara.Oficina de grafite na III Semana Nacional do Livro "Estamos felizes em poder colaborar com um evento tão importante", disse Isabel. Márcia ressaltou que o trabalho é interessante porque "Ajuda na divulgação do nosso trabalho e proporciona contato das pessoas com a arte". Esse foi umdos objetivos da semana, conforme a funcionária Valéria Novelli disse "A semana traz aos alunos de química o contato com atividades diferentes das que eles estão acostumados".

Foram apresentadas algumas esculturas de entalhe de madeira, do artista plástico Pedro Segundo Belverede, com o tema Corpos em Madeira - incluindo escultura inédita intitulada "O Alquimista", produzida em homenagem à semana.

Outra parte do evento foi a Mostra Talentos da Casa, que expôs esculturas, velas, sabonetes, telas, bijuterias, toalhas, tapetes e poesias feitas por docentes, funcionários e alunos do IQ ou filhos dos mesmos.

Apresentação de dança na III Semana Nacional do LivroTambém durante a semana, foram apresentadas danças (de rua e dança do ventre), sarau poético, grafite e música pelas crianças em recuperação do Movimento Cultural Poesia & Canção de Américo Brasiliense. "A finalidade do nosso grupo é despertar no jovem o talento e a criatividade. Para nós está sendo muito importante participar da semana, para conhecer o IQ, e também para mostrar o nosso trabalho", diz a coordenadora Rosa Isabel Spanollo da Costa.

O encerramento do evento foi feito no dia 8 de novembro, com a apresentação da peça teatral "A Criação", do Grupo Alquimia. A semana procurou atingir toda a comunidade do IQ e estender à cidade de Araraquara.


Leia também:


Home
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas