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mundo em um clique
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agilidade nos processos e aumentar a qualidade em produtos e serviços |
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Portanto, com as novas ferramentas de comunicação virtual, como database (banco de dados), e-mail, conexão de rede, internet etc, as empresas e instituições ganharam agilidade nos processos e puderam aprimorar o relacionamento com o mercado, com os clientes e com os setores afins. No entanto, especialistas afirmam que estamos migrando da era da Tecnologia da Informação para a era do Conhecimento. Com as transformações econômicas, tecnológicas e culturais, oriundas da globalização, não basta apenas ter informação de mercado e oferecer bons produtos e serviços. É necessário gerar conhecimento através das informações obtidas, para, com isso, atender as necessidades específicas de cada cidadão. Abaetê Azevedo, profissional de marketing e especialista no assunto, afirma que o diálogo e a informação serão a nova ordem. "O computador modificou a produção. O computador mudou nossa forma de trabalhar no escritório. Agora, o computador está mudando a maneira de se fazer negócios e de se relacionar", afirma Azevedo. Mas como o database pode viabilizar melhorias nos processos administrativos e nos negócios? Para Azevedo, o banco de dados ajuda a implementar o Marketing de Relacionamento de diversas maneiras. "Os esforços de marketing tornam-se tanto mais eficientes como eficazes, porque a instituição fica hábil para identificar as necessidades de seus funcionários, de seus projetos, de seus parceiros e de seus clientes e, com base nisso, pode elaborar políticas eficazes nas áreas administrativas, de recursos humanos, de vendas etc, oferecendo produtos e serviços adequados e no tempo correto", afirma o especialista. Atualmente, a tecnologia está equipada para administrar a vasta quantidade de dados que a instituição necessita e para interagir com os segmentos afins, de maneira verdadeiramente personalizada, rentável e com baixo custo. Além disso, o database permite o desenvolvimento de novos projetos, programas e produtos, já que as instituições conhecerão o perfil de toda a comunidade com a qual trabalha. Cruzamento de informações na busca do perfil
No caso do banco de dados do Universia (UniversiData), todas as informações das instituições estão neste formato detalhado por perfil. "Isso nos permite fazer saídas de busca detalhada, como, por exemplo, a procura por um curso de graduação matutino, no Estado de São Paulo", comenta Maria Voivodic. "As notícias também estão em formato de banco de dados, possibilitando o cruzamento e link de referência em matérias afins. Isso sem falar nas informações de nossos usuários, conseguidas através do cadastro no site, e que definem o perfil dos visitantes do serviço. Desta forma, é possível atuar em campanhas de marketing direcionadas, bem como na produção de conteúdo e serviço de interesse para este público-alvo", complementa. Além disso, o Universia possui uma base de dados offline com dados de todas as instituições de ensino parceiras, o que permite selecionar grupos pré-determinados segundo diversos critérios: estado, função na instituição, nome, etc. Desta forma, a comunicação para grupos de interesse específicos torna-se mais personalizada, enriquecendo o relacionamento entre as partes. "A informação sem dúvida é conhecimento. No caso de uma estrutura organizacional, quanto mais informações ela obtém de seus clientes, do mercado, dos concorrentes, mais ela está preparada para mudanças do mercado. Assim, podem se manter constantemente em movimento de acordo com a estrutura externa, preparando-se de forma mais precavida para as mudanças que ela não pode controlar", aponta a especialista. No mundo de hoje, o acesso à informação, na visão de Maria Voivodic, dá mais poder ao cliente, mas, ao mesmo tempo, a organização também tem mais acesso aos dados de seu público-alvo. "Desta forma pode direcionar campanhas específicas de marketing e de comunicação. Nesta década, a empresa tem que ter em mente que deve adotar uma política clara de comunicação, ser absolutamente ética em suas relações e respeitar, sobretudo, os desejos de seu público-alvo", explica. Se a comunicação é essencial para uma organização
e tem que ser mantida em todos os níveis, como Comunicação virtual como fator estratégico Atenta a essas vantagens, a Unesp vem investindo, nos seus principais departamentos e unidades, na comunicação virtual como fator estratégico para o aprimoramento do ensino, pesquisa e extensão. Na Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex), por exemplo, estão hospedados quatro grandes bancos de dados. Lá, o usuário tem acesso aos cursos de extensão elaborados pela universidade; serviços prestados pela Unesp ao setor produtivo e terceiro setor; às empresas-juniores e à gama de atividades de extensão desenvolvidas por professores, alunos e funcionários. "Na verdade, o trabalho de captação de informações institucionais da Unesp está apenas começando. Esta é uma orientação do nosso Reitor, que dá todo o apoio para a criação e manutenção destes bancos de dados. Mas, entretanto, temos de estimular constantemente as pessoas, para que trabalhem focadas nessas questões, e criar, com isso, uma nova cultura dentro da universidade", comenta Benedito Barraviera, Pró-Reitor de Extensão Universitária (Proex).
"Agora, temos um contato muito mais direto com funcionários, alunos, professores e parceiros. E isso vem se desdobrando, por exemplo, no surgimento de novas parcerias, novos projetos de cooperação acadêmico-científicos e, sobretudo, novos programas de extensão. Além disso, estamos reforçando as nossas parcerias e aumentando o comprometimento da comunidade interna", complementa. Com o intuito de fomentar o surgimento de uma nova cultura na Unesp,
a Proex aproveitou o 2º Congresso A Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (FCL), campus de Assis, é a unidade que possui o maior volume de informações disponíveis nos bancos de dados da universidade, seguida pelo Instituto de Biociências da Unesp (IB), campus de Botucatu, que também possui uma grande variedade de informações online. "O gerenciamento de informações é um trabalho de fundamental importância para o desenvolvimento das atividades de qualquer instituição. E isso faz parte da filosofia implementada no IBB, pois acreditamos que fornecer informação é uma obrigação, principalmente para os órgãos públicos", aponta o prof. dr. José Roberto Saglietti, diretor do IB.
Para o Pró-Reitor, ter informações em banco de dados pode viabilizar inúmeros contatos e parcerias com os agentes acadêmicos. "No caso do banco de dados das atividades de extensão, os docentes podem, por exemplo, ser convidados, com muito mais freqüência, para conferências e congressos. Os projetos de extensão podem ganhar mais recursos através de parcerias firmadas, e toda a comunidade acadêmica-científica terá a possibilidade de consultar os principais projetos e programas desenvolvidos por nossos professores", afirma Barraviera. "Em relação ao banco de dados de serviços, há uma grande possibilidade de se estabelecer parcerias com empresas, com outras universidades, com centros de pesquisa e com ONG's, por exemplo", finaliza. Os interessados em incluir seus trabalhos no banco de dados da Unesp devem acessar a página da Proex na Internet e preencher os formulários. Benefícios do banco de dados - Permite à instituição avaliar o valor de seus
parceiros, funcionários, clientes etc; |
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