Instituto de Química: uma rápida radiografia

Por Luciana Massi

Vista aérea do IQAo avistar os 33 mil metros quadrados de área do Instituto de Química da Unesp (IQ), câmpus de Araraquara, sendo 11 mil metros quadrados de área construída, ninguém imagina a sua magnitude. Na verdade, muitos dos que circulam dentro dele têm uma boa idéia das suas verdadeiras "dimensões". O conjunto de seus oito prédios bem construídos e quantidade de pesquisas - e incentivos que elas induzem -, renderam ao Instituto o reconhecimento junto à comunidade araraquarense.

O Instituto oferece os cursos de Bacharelado em Química, Bacharelado em Química Tecnológica e Licenciatura em Química na graduação. Em 2001 foram formados 59 alunos na graduação, 310 na pós-graduação, 71 em mestrado e 146 em doutorado em Química, e 47 no mestrado e 46 no doutorado em Bioquímica. Aos alunos regularmente matriculados são oferecidas anualmente 323 bolsas, sendo 180 na pós-graduação (Capes, CNPq e Fapesp) e 143 na graduação (PET/Capes, PIBIC, FAPESP, Unesp).

Algumas destas bolsas se destinam aos diversos programas de extensão do instituto, como, por exemplo, o Centro de Ciências de Araraquara (CCA), o grupo teatral Alquimia, o Curso Unificado do Campus de Araraquara (CUCA.) e a Química Júnior Projetos e Consultoria (QJPC),entre outros.

Os projetos de pesquisa básica e aplicada do IQ, dentro das diferentes linhas de pesquisa, têm obtido auxílio financeiro de diferentes agências de fomento, tais como a FAPESP, CNPq, FINEP, PADCT, ANP CEE, e também programas especiais como o PRONEX, RHAE, CTPetro (recursos da união e fundos setoriais), GENOMA, BIOTA e CEPID (FAPESP).

Para manter e aprimorar a qualidade, o IQ conta com cerca de 218 pessoas, sendo 68 docentes. Dentre todos os docentes, 96% deles com o título mínimo de Doutor em Ciências. Os esforços de toda a comunidade do I.Q. revertem em qualidade de ensino, comprovada pelas avaliações oficiais do Ministério da Educação através do Exame Nacional de Cursos (PROVÃO) com o conceito A obtido pelas turmas de formandos de 2000 e 2001.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas