Zero
em matemática |
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Para a realização da pesquisa, foi aplicada uma bateria de problemas geométricos envolvendo conceitos de área, perímetro e volume a 124 estudantes do curso de Habilitação Específica em Magistério e a 90 alunos o curso de Licenciatura em Matemática de uma faculdade do interior do Estado. Os problemas utilizados, pertencentes à categoria de obtenção de informação matemática, tinha como objetivo analisar a percepção das relações e fatos concretos presentes no enunciado dos problemas. Os problemas foram categorizados exercícios com informações completas, cujos dados do enunciado são suficientes para os estudantes ativarem os conhecimentos e chegarem a uma resposta específica; problemas com informações incompletas, com falta de dados e que exige do solucionador levantamento de hipóteses e que dá margem a várias respostas e problemas com informações supérfluas, com dados redundantes, que exige habilidades para perceber quais os que seriam necessários para a solução do problema. O pesquisador Nelson constatou que os graduandos pesquisados tiveram desempenho sofrível. As médias obtidas nos testes aplicados foram muito baixas. Em uma escala de zero a dez, os alunos de licenciatura obtiveram média 2,0 e os de magistério, 0,68. A dificuldade encontrada pelos sujeitos da pesquisa apareceu nos problemas com informações supérfluas e incompletas. Isso foi devido, em grande parte, à dificuldade que os mesmos encontraram para obter a informação matemática a partir do enunciado. Foi verificado o desconhecimento ou esquecimento pela maioria dos estudantes de conceitos básicos da geometria, como triângulo isósceles, área, perímetro e volume, conceitos que esses futuros professores terão de transmitir no ensino fundamental. Diante da constatação de que as escolas estão formando professores pouco qualificados para o ensino de Matemática, especialmente no que diz respeito à geometria, objeto desse doutorado, fica a indagação óbvia de como esses futuros professores vão ensinar o que eles não sabem. "Na escola, muitos professores simplesmente não ensinam estes conceitos ou só ensinam fórmulas desvinculadas dos conceitos". É extremamente importante que os cursos de formação de professores estejam direcionados para o ensino e a aprendizagem significativa de conceitos matemáticos, assim como para o desenvolvimento de habilidades de soluções de problemas. Como o professor ajudará seus alunos a solucionarem problemas geométricos, se eles mesmos, muitas vezes não consegue solucioná-los? "Quando se fala em formação de professor, não se deve a sua formação inicial e continuada, que tratem não somente dos conteúdos pedagógicos, mas também dos conceitos específicos da geometria, capacitando-os a atuar, de forma efetiva, no ensino e na aprendizagem dos conceitos matemáticos", exemplifica o pesquisador. Em um problema utilizado no teste, foi dado o valor da área de um retângulo, 36cm2, e pediu-se para o sujeito encontrar as medidas dos lados desse retângulo. Do total dos pesquisados, 53,8% deixaram o problema sem resposta (os sujeitos escreveram que não sabiam solucioná-lo e não iniciaram nenhum procedimento de solução). Outros 17% dos sujeitos utilizados os conceitos envolvidos no enunciado de forma incorreta. "Considerando que os sujeitos são futuros professores, que atuaram nos ensinos fundamental e médio, os resultados são preocupantes", alerta Nelson Pirola. |
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