UNESP: Tecnologia Humana

Por Thiago Nassa

IlustraçãoOs 25 anos de vida que a UNESP completou em dezembro neste ano foram marcados por grandes lutas e grandes conquistas. Hoje, a universidade se configura como um dos principais centros de excelência no que se refere ao ensino superior no Brasil. Entretanto, a responsabilidade pela geração e difusão do conhecimento permanece. É uma busca contínua de aprimoramento. A cada vitória, surge um novo desafio.

No tripé graduação, pesquisa e extensão, que a Unesp está calcada, certamente há um grande ponto em comum: as pessoas. O capital humano é, sem dúvida nenhuma, a maior riqueza da universidade e é por ele que o sucesso é obtido. É pelas pessoas que a Unesp garante qualidade em suas atividades. E é com elas que continua crescendo e superando desafios.

Tecnologia humana. É isso que faz da Unesp a segunda maior universidade do País. Criada em 1976, com sede em São Paulo, possui 16 câmpus espalhados pelo Interior do Estado, totalizando 25 unidades universitárias, que oferecem 95 cursos de graduação, 102 de mestrado e 88 de doutorado nas suas variadas áreas do conhecimento. Possui unidades de ensino em Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Jaboticabal, Marília, Pres. Prudente, Rio Claro, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo e São Vicente. Conta com um quadro de mais de 3 mil professores, 61% dos quais possuem título de doutor e 19% de livre docentes, mais de 7 mil funcionários, cerca de 24 mil alunos de graduação e 8,5 mil de pós-graduação.

Pensar global e agir local. Essa é a filosofia na Unesp, permitindo que os projetos de suas unidades ganhem agilidade e qualidade, já que essa postura descentralizada torna possível usar o amplo know-how da instituição na solução dos mais específicos problemas locais. Partindo de uma sólida base de excelência operacional e acadêmica, a Unesp mantém um programa permanente de qualidade.

Em sua breve história, a Unesp tornou-se conhecida não apenas por aquilo que faz, mas pela forma como o faz. Destaca-se pela capacidade de visualizar rapidamente a necessidade de mudanças - e de liderar essas mudanças numa corajosa busca de novos horizontes.

Portanto, à medida em que a Unesp transforma-se numa organização focada, há uma revisão de missão e objetivos. Os valores fundamentais permanecem constantes - abertura, envolvimento, responsabilidade, integridade. Porém, a direção de seus esforços deve ser continuamente renovada, examinada, desafiada e, se necessário, adaptada a um ambiente de mudanças em ritmo acelerado.

Estes ventos de mudanças apresentam-se cada vez mais fortes. Globalização, desregulamentação, privatização, fusões, novas tecnologias, mudanças na legislação, novas tendências acadêmicas são forças que impulsionam uma revolução silenciosa e que afeta profundamente nossas vidas.

A resposta da Unesp? Está depositando confiança no poder da criação de valores, no poder de buscar meios para beneficiar todos aqueles que acreditam na Unesp, dentre os quais estão os alunos, professores, servidores e toda a sociedade. O crescimento do desenvolvimento social em nosso País definirá a capacidade da Unesp de satisfazer as aspirações de seus funcionários, colegiados, estudantes e pesquisadores.


Leia também:


Página inicial
O Jornal
E-mail Redação
Equipe
Agenda
Edições Anteriores
Revistas Científicas